sábado, 30 de junho de 2007





Geografia Urbana, Regional, Econômica, Agrária, Política, da População, Geomorfologia, Cartografia, Hidrografia...

Mas tudo isso é Geografia??!!!
Ou não é um monte de conhecimento sem prática? Seria isso o conhecimento geográfico???
A verdadeira geografia não é a que aprendemos nas escolas, nas universidades, etc. Isso mesmo, a verdadeira geografia é a dos grandes Estados, a do Estados-maiores como disse o grande geógrafo Yves Lacoste em seu livro "A Geografia - Isso serve primeiramente pra fazer a guerra".
Acho que não preciso explica mais nada pra quem já leu pelo menos alguns livros sobre a história da geografia...
Depois de pesquisar cheguei a uma conclusão sobre a Geografia, ela apresenta três divisões temporais, são elas: Pré-Geografia ou a verdadeira Geografia ( ou para Lacoste a Geografia Fundamental); a outra seria a Geografia acadêmica, a geografia sistematizada criada na atual Alemanha (antiga Prússia) está com sérios problemas, já que ela foge a sua origem verdadeira. E a outra é a Geografia Moderna, fundamentada na Nova Geografia, desenvolvidas em países onde quase não se desenvolveu a geografia atual (acadêmica). Por isso ela nunca abandonou a sua origem, esta eleva a geografia a um outro patamar, muda ela definitivamente das ciências humanas e coloca ela na ciências exatas, isso mesmo!! Para ilustrar melhor isso é preciso associar esta idéia aos antigos geógrafos, os chineses onde a matemática e conhecimento de estastística e cartografia eram essências, eles serviam seus reis com informações sobre as terras dominadas. Países imperialistas como os EUA não abandonaram essa geografia, por isso vejo desse país (outros também) a revolução na Geografia - por causa da grande influência da computação.
Podemos chamar então a geografia como a Ciência do Imperialismo?? Eu diria que seria a Ciência da Guerra, nem sempre de fazer a guerra mas também de evitar.
Enfim os problemas epistemológicos vão acabar...???!!! Acho que sim, pelo menos se os falsos "geógrafos" não interfererim. Enfim uma geografia que tem objeto de estudo, área de atuação e reconhecimento por consequência.

Um comentário: